Análise da estratégia de diversificação da pepsico


Instituto Panmore.


A posição atual da PepsiCo como a segunda maior empresa no mercado global de alimentos e bebidas é baseada na capacidade da empresa de exercer suas forças para continuar crescendo. A empresa cresce apesar do crescente nível de saturação do mercado. Esta análise SWOT mostra que a PepsiCo está posicionada para crescer e alcançar a primeira posição na indústria global de alimentos e bebidas. A estrutura de análise SWOT identifica os pontos fortes e as oportunidades que a empresa pode aproveitar para lidar com suas fraquezas e ameaças de negócios. Como uma empresa global, a PepsiCo deve abordar os problemas mostrados nesta análise SWOT para minimizar as barreiras ao seu desempenho global.


A análise SWOT da PepsiCo apresenta grandes desafios nas áreas de concorrência, mudança de comportamento do consumidor e desenvolvimento de produtos.


Pontos fortes da PepsiCo (fatores estratégicos internos)


O contínuo crescimento global e a proeminência da PepsiCo refletem os pontos fortes da empresa. Esse aspecto da estrutura de análise SWOT descreve os fatores estratégicos internos que permitem que as empresas cumpram suas metas de negócios. A seguir, os pontos fortes mais significativos da PepsiCo:


Forte imagem de marca Amplo mix de produtos Extensa rede de produção global Extensa rede de distribuição global.


Como uma empresa global de sucesso, a PepsiCo tem uma das marcas mais fortes do mercado. Essa força permite que a empresa atraia consumidores para seus novos produtos. Além disso, o amplo mix de produtos representa a crescente capacidade da PepsiCo de atingir vários mercados e segmentos, como os produtos Frito-Lay, Quaker e Pepsi. As extensas redes globais de produção e distribuição da PepsiCo são pontos fortes que apoiam as estratégias internacionais de crescimento e expansão da empresa. Nesse aspecto da análise SWOT, os pontos fortes da PepsiCo são suficientes para sustentar sua estratégia de crescimento global.


Fraquezas da PepsiCo (Fatores Estratégicos Internos)


A PepsiCo sofre de uma série de fraquezas que atuam como barreiras ao crescimento internacional. Os fatores estratégicos internos que limitam o desenvolvimento organizacional são considerados nesse aspecto da estrutura de análise SWOT. A seguir, os principais pontos fracos da PepsiCo:


Baixa penetração fora do portfólio de negócios das Américas Limited Marketing fraco para consumidores preocupados com a saúde.


A PepsiCo obtém cerca de 70% de suas receitas dos mercados da América do Norte e América do Sul. Essa fraqueza indica que a empresa ainda não maximizou as receitas potenciais fora das Américas. Além disso, a PepsiCo opera principalmente na indústria de alimentos e bebidas. Isso é uma fraqueza porque maximiza a vulnerabilidade da empresa aos riscos no mercado de alimentos e bebidas. Além disso, a PepsiCo falha em comercializar efetivamente muitos de seus produtos para consumidores preocupados com a saúde. Esse aspecto da análise SWOT ressalta as fraquezas que a PepsiCo deve enfrentar por meio de mudanças em sua estratégia de crescimento.


Oportunidades para a PepsiCo (fatores estratégicos externos)


A PepsiCo tem oportunidades de crescimento global contínuo. Neste aspecto da estrutura de análise SWOT, são identificados fatores estratégicos externos que fornecem opções para melhoria de negócios. As oportunidades da PepsiCo são as seguintes:


Diversificação de negócios Penetração de mercado nos países em desenvolvimento Alianças globais com negócios complementares.


A PepsiCo tem a oportunidade de diversificar seus negócios, como a aquisição de uma empresa complementar que não esteja na indústria de alimentos e bebidas. Outra oportunidade é a PepsiCo aumentar sua penetração nos países em desenvolvimento para gerar mais receitas de mercados fora das Américas. Além disso, a PepsiCo pode criar alianças com negócios complementares para aumentar sua presença no mercado. Com base nesse aspecto da análise SWOT, a PepsiCo tem oportunidades significativas para fortalecer a resiliência de seus negócios.


Ameaças enfrentadas pela PepsiCo (fatores estratégicos externos)


A indústria de alimentos e bebidas experimenta uma variedade de ameaças. Fatores estratégicos externos que poderiam reduzir o desempenho dos negócios são considerados nesse aspecto da estrutura de análise SWOT. No caso da PepsiCo, as seguintes são as ameaças mais significativas:


Competição agressiva Tendência de estilos de vida saudáveis ​​Ambientalismo.


A concorrência agressiva é uma grande ameaça contra a empresa. A influência da Coca-Cola Company é especialmente significativa contra a PepsiCo. Além disso, a tendência de estilo de vida saudável é uma ameaça contra os produtos da PepsiCo, muitos dos quais são considerados insalubres devido ao seu teor de açúcar, sal ou gordura. Além disso, o ambientalismo ameaça a empresa em como os consumidores respondem negativamente aos problemas de desperdício de produto e ciclo de vida. Esse aspecto da análise SWOT indica que a PepsiCo deve reformar suas estratégias para superar as ameaças aos negócios.


Análise SWOT da PepsiCo & # 8211; Recomendações


A PepsiCo pode usar seus pontos fortes para responder efetivamente aos problemas identificados nesta análise SWOT, especialmente aqueles considerados como ameaças. As ações realistas que a PepsiCo pode tomar para melhorar sua competitividade e crescimento internacional são as seguintes:


Diversifique os negócios para minimizar a exposição ao risco de mercado. Penetre ainda mais nos mercados em desenvolvimento para aumentar as receitas Melhore a saúde dos produtos para atrair mais consumidores Aprimore os esforços de reciclagem para abordar o ambientalismo.


Referências.


Jackson, S. E., Joshi, A., & amp; Erhardt, N. L. (2003). Pesquisa recente sobre diversidade organizacional e organizacional: análise SWOT e implicações. Journal of Management, 29 (6), 801-830. Leigh, D., & amp; Pershing, A. J. (2006). Análise SWOT. O manual da tecnologia humana do desempenho, 1089-1108. Relatório Anual da PepsiCo 2014. PepsiCo Inc. (2012). A PepsiCo anuncia investimentos estratégicos para impulsionar o crescimento. Pickton, D. W., & amp; Wright, S. (1998). O que é SWOT na análise estratégica? Mudança Estratégica, 7 (2), 101-109. Piercy, N., & amp; Giles, W. (1989). Fazendo a análise SWOT funcionar. Inteligência de marketing & amp; Planejamento, 7 (5/6), 5-7. Valentin, E. K. (2001). Análise SWOT de uma visão baseada em recursos. Jornal da Teoria e Prática de Marketing, 54-69.


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Análise SWOT da PepsiCo.


A análise SWOT da PepsiCo revela os pontos fortes e fracos internos da empresa, bem como as oportunidades e ameaças externas. Os principais fatores de SWOT da PepsiCo são: 22 marcas que ganham mais de US $ 1 bilhão por ano Enormes orçamentos de publicidade e marketing Críticas sobre práticas questionáveis ​​Superdependência no Wal-Mart Crescer mercados de chá e café prontos para beber Preocupações com a obesidade podem reduzir a demanda por algumas empresas Por favor, encontrar mais pontos fortes, fraquezas, oportunidades e ameaças da PepsiCo Inc. abaixo. Para mais informações sobre como fazer uma análise SWOT, consulte nosso artigo.


Esta é uma antiga análise SWOT da PepsiCo.


Fundo da empresa.


Alimentos (Aveia Quaker, WBD, Ouro Rold)


Snack (Lay's, Doritos, Cheetos)


A PepsiCo, Inc. é uma multinacional americana que opera em empresas de alimentos, lanches e bebidas. A PepsiCo é a 2ª maior empresa de alimentos e bebidas do mundo, atrás apenas da Nestlé S. A.


A PepsiCo vende uma variedade de marcas de alimentos e bebidas, incluindo Pepsi, Lay's, Mountain Dew, Gatorade, Tropicana, Doritos e Quaker Oats entre suas marcas de 22 bilhões de dólares.


A PepsiCo opera em mais de 200 países, mas seu principal mercado é o dos EUA, onde a empresa controla 24% do mercado de bebidas.


O principal concorrente da PepsiCo é a The Coca Cola Company. O maior cliente da empresa é o Wal-Mart Stores, que gera mais de 13% das vendas da empresa.


Esta é uma antiga análise SWOT da PepsiCo.


1. 22 marcas que ganham mais de US $ 1 bilhão por ano.


A PepsiCo possui um enorme portfólio de marcas de bebidas, alimentos e lanches. A empresa produz, comercializa e distribui mais de 100 produtos, dos quais 22 ganham mais de US $ 1 bilhão em receita a cada ano.


Figura 1. Principais marcas de faturamento da PepsiCo (em US $ bilhões)


Fonte: relatório financeiro da PepsiCo de 2011 [1]


A empresa não precisa depender de um ou dois de seus produtos para gerar a maior parte das receitas. Em vez disso, a PepsiCo tem 22 marcas que contribuem significativamente para sua receita, atendendo a diferentes indústrias e satisfazendo os vários gostos dos consumidores. Poucos rivais das empresas têm um portfólio de marcas tão diversificado.


2. Competência em fusões e aquisições.


A chave para o crescimento da PepsiCo são suas fusões e aquisições bem-sucedidas de empresas de bebidas, envase e lanches. Para aumentar suas vendas, a empresa geralmente adquire outras marcas com desempenho bem-sucedido ou até mesmo todas as empresas. Embora essa estratégia seja mais dispendiosa do que desenvolver produtos próprios dentro da empresa, vale a pena quando o capital é barato e a empresa tem habilidades perfeitas em fusões e aquisições.


Figura 2. Principais marcas adquiridas da PepsiCo.


Fonte: PepsiCo [2]


No passado, a PepsiCo adquiriu marcas de bilhões de dólares, como Gatorade, Tropicana, Doritos e Quaker Oats. As habilidades da empresa em aquisições permitem que ela cresça mais rapidamente e com mais sucesso.


3. Vendas de produtos complementares.


A PepsiCo oferece uma ampla variedade de opções de lanches e bebidas que são complementares na natureza. Muitos dos clientes da empresa que compram o lanche da PepsiCo provavelmente escolherão uma bebida que também é oferecida pela PepsiCo. Isso permite a venda cruzada de muitos produtos e o benefício de vendas adicionais que não aconteceriam de outra forma.


Em um de seus relatórios financeiros anuais, a PepsiCo revelou que cerca de 30% dos clientes que compram seus lanches também compram suas bebidas. A decisão da PepsiCo de diversificar o portfólio de produtos com produtos complementares é uma das suas principais vantagens sobre rivais como The Coca Cola Company.


4. Políticas e práticas de sustentabilidade.


De todas as empresas de alimentos e bebidas, a PepsiCo tem um dos mais fortes compromissos para cumprir suas metas de sustentabilidade. Quando a empresa introduziu sua visão de “Desempenho com Propósito” em 2005, um dos principais objetivos da empresa era integrar os esforços de sustentabilidade para alcançar sua visão.


Em 2015, após 10 anos de esforços bem-sucedidos, a PepsiCo reafirmou seu compromisso com os programas de sustentabilidade, que incluem:


Melhorar a eficiência do uso da água entre os produtores e as operações da empresa; Reabastecimento de água dentro de bacias hidrográficas locais; Não envio de resíduos de operações diretas para aterro; Melhorar os meios de subsistência dos agricultores, as condições para os trabalhadores agrícolas e os rendimentos das culturas, aumentando simultaneamente as práticas agrícolas ambientalmente responsáveis; Investir em iniciativas para beneficiar pelo menos 12,5 milhões de mulheres e meninas, para ajudar a construir comunidades sustentáveis ​​perto de onde a PepsiCo trabalha. [3]


De acordo com o CEO da PepsiCo, Indra Nooyi, o crescimento bem sucedido da empresa nos últimos 10 anos foi em parte devido aos seus programas de sustentabilidade, que não só ajudaram as comunidades em torno da PepsiCo, mas a própria empresa. Os esforços de sustentabilidade da PepsiCo também foram reconhecidos com muitos prêmios, incluindo nomear a empresa como uma das "Empresas Mais Éticas do Mundo" nos últimos 10 anos. [3]


A redução de custos e a publicidade positiva associada aos esforços de sustentabilidade da PepsiCo são uma força que poucos concorrentes podem igualar.


5. Enorme orçamento de publicidade e marketing.


Em 2015, a PepsiCo gastou US $ 3,9 bilhões em atividades de marketing, que incluíram US $ 2,4 bilhões em publicidade. O orçamento de publicidade da PepsiCo é o segundo mais alto entre seus rivais, apenas liderado pelo orçamento de publicidade da The Coca Cola Company. [4]


Outros concorrentes menores, que não têm orçamentos tão grandes, acham difícil competir com a PepsiCo quando todos os principais eventos são patrocinados por ela ou pela The Coca Cola Company. Os enormes orçamentos de publicidade e marketing da PepsiCo permitem que a empresa ganhe uma maior conscientização sobre seus produtos, aumente o reconhecimento da marca e, em última análise, as vendas.


Fraquezas


1. Crítica sobre práticas questionáveis.


A PepsiCo é uma das maiores empresas de alimentos e bebidas do mundo. Isso atrai muita atenção, o que geralmente é uma crítica às práticas e políticas da empresa.


Nos últimos anos, a PepsiCo foi criticada por:


Usando água da torneira e rotulando-a como pura água da montanha; Comer lanches e bebidas pouco saudáveis ​​para as crianças; Esgotamento das fontes de água em ambientes onde a água é escassa; Lobby políticos.


A crítica sobre as práticas da PepsiCo resulta em publicidade negativa, o que prejudica a marca da empresa, bem como diminui as vendas.


2. Overdependência no Wal-Mart.


Em 2015, as vendas para o Wal-Mart Stores, Inc. (Wal-Mart), incluindo o Sam's Club, representaram aproximadamente US $ 8,2 bilhões, ou 13% da receita líquida total da PepsiCo. [1]


Figura 3. Divisão de vendas da PepsiCo.


Fonte: PepsiCo [1]


O Wal-Mart é o maior cliente da empresa e a PepsiCo é muito dependente das vendas da Wal-Mart Stores. Mesmo um declínio de 5% nas vendas do Wal-Mart resultaria em US $ 410 milhões em vendas perdidas para a PepsiCo. Essa confiança em um cliente é arriscada, especialmente quando a PepsiCo tem pouco controle sobre ele.


3. Consciência de marca e participação de mercado muito mais fraca no mercado mundial de bebidas em comparação com a Coca-Cola.


De acordo com o relatório financeiro da PepsiCo, em 2015, a empresa controlava 24% do mercado interno de bebidas dos EUA, enquanto a The Coca Cola Company tinha 20% de participação de mercado. O relatório também afirma que, fora do mercado dos EUA, a PepsiCo tinha uma participação de mercado muito menor do que a The Coca Cola Company. Algumas estimativas indicam que a The Coca Cola tem cerca de 40% do mercado mundial de bebidas não-alcoólicas, enquanto a PepsiCo controla apenas cerca de 20% do mercado. [5]


Por que isso é uma fraqueza? Primeiro, a menor participação do mercado mundial de bebidas da PepsiCo resulta em um menor reconhecimento da marca. A empresa tem que investir mais em publicidade e marketing para aumentar as vendas. Em segundo lugar, a empresa tem menos controle sobre os preços dos distribuidores e dos fornecedores e, como resultado, suas margens são mais baixas do que as da The Coca Cola Company.


Em 2015, a PepsiCo obteve US $ 5,452 bilhões em lucros ou 8,6% da receita total, que é a menor margem de lucro líquido entre todos os concorrentes.


Ensaio de amostra sobre a estratégia de diversificação da PEPSICO.


A estratégia de diversificação da PEPSICO é um plano introduzido pela empresa para incluir lanches e outras marcas de bebidas em sua linha de produtos já existente. A PEPSICO é uma renomada empresa de bebidas, alimentos e lanches com sede nos EUA. Trata da fabricação, comercialização e distribuição de bebidas e lanches para diferentes mercados em todo o mundo.


Por meio do portfólio diversificado da PEPSI Company, ela também conseguiu avançar no fornecimento de produtos "mais saudáveis", nos quais não se concentrou principalmente.


Este artigo delineará e explicará a estratégia de diversificação da PEPSICO e como ela se comportou até agora para atingir as metas da empresa.


Criação da Estratégia de Diversificação PEPSICO.


A PEPSI Co. vem realizando atividades de reestruturação em seus principais portfólios de produtos desde 1997. No entanto, fez uma jogada ousada em 2008, na qual a empresa lançou produtos de bebidas e lanches diferenciados.


A estratégia de diversificação da PEPSICO reclassificou seus produtos em três categorias principais sob os banners:


"Diversão para você" (incluindo batatas fritas e refrigerantes comuns), "Melhor para você" (versões com baixo teor de gordura de lanches e refrigerantes) e "Bom para você" (produtos como farinha de aveia).


Através da estratégia, a empresa agora se orgulha de três produtos principais, incluindo as marcas Pepsi Cola Beverages, Frito-Lay Brands e Quaker. Sob a égide destes três produtos principais, a PEPSI fabrica uma vasta gama de bebidas e snacks, cada um com uma marca diferente.


Por exemplo, a Pepsi Cola Beverages inclui a Pepsi Mountain Dew, a Sierra Mist, a SoBoe, a AMP Energy, entre outras. As marcas Frito-Lay, por outro lado, são compostas por Batatas Fritas Lay, Batatas Fritas Dorritos, Salgadinhos Cheetos, entre outros. Alguns dos produtos da Quaker Brands incluem Quaker Oats, Quaker Rice Cakes, Chewy Granola Bars, Rice-A-Roni, tia Jemima e xaropes.


No mercado de categorias de bebidas, a PEPSI detém uma participação significativa, considerando que atua em sucos, bebidas esportivas e água engarrafada, algumas das quais têm demanda crescente em todo o mundo.


Razões por trás da estratégia de diversificação da PEPSI Co.


Enquanto anunciava o lançamento do portefólio de diversificação em 2008, a CEO da PEPSICO, Indra Nooyi, salientou que a Pepsi deve abordar “um dos maiores desafios de saúde pública do mundo, fundamentalmente ligado à indústria da empresa: a obesidade.


A empresa disse em várias ocasiões que o portfólio de diversificação está alinhado com seu compromisso de transferir recursos de lixo para alimentos mais saudáveis ​​e melhorar a saúde geral e o bem-estar.


Outra razão para a adoção da estratégia de diversificação da PEPSI é protegê-la dos impactos do mergulho de produtos de CSD na indústria de bebidas. O uso de produtos de CSD tem sido amplamente associado a condições como diabetes, obesidade e outros problemas de saúde.


Como o portfólio de diversificação da PEPSI foi executado.


As bebidas e lanches da empresa geralmente são bem-sucedidas no mercado, apesar da turbulência. Em 2014, uma de suas marcas, Doritos Locos Tacos, superou US $ 1 bilhão em vendas desde o seu lançamento em 2012.


Além disso, a empresa que venceu a conta Buffalo Wild Wings no mesmo ano é mais uma demonstração do sucesso da estratégia de diversificação da PEPSICO.


A Pepsi também fez parcerias com lojas de alimentos, restaurantes e parques temáticos selecionados, como o Shanghai Disney China, com o objetivo de promover suas bebidas e lanches.


Algumas das últimas entradas no portfólio de produtos da PEPSI incluem Spire, Doritos Loaded e Mtn Dew Solar Flare, Mtn Dew Baja Blast, entre outras, lançadas em 2014.


A estratégia de diversificação da PEPSICO será o teste do tempo?


Essa é uma pergunta que muitos buscarão respostas, considerando que outras empresas de bebidas também não são deixadas para trás na disputa por uma fatia de mercado justa. Nos mercados desenvolvidos, onde o consumo de refrigerantes está diminuindo, a estratégia de diversificação da PEPSICO pode ser uma fórmula ideal para manter a empresa no topo. Na verdade, os níveis anuais per capita de consumo de refrigerantes reduziram significativamente ao longo dos anos, apresentando melhores expectativas para as bebidas e lanches com temas de saúde da Pepsi.


Por outro lado, o sucesso do portfólio de diversificação da Pepsi ainda não seria percebido em breve nos mercados em desenvolvimento, onde muitas pessoas ainda não estão totalmente informadas sobre o consumo de refrigerante, a maior ameaça no mercado. Com foco em marketing e parcerias adequadas, a estratégia de diversificação poderia permitir que a empresa superasse alguns de seus maiores rivais na indústria de bebidas.


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Estratégia de Diversificação da Pepsi Co em 2008 Solução & Análise de Caso de Harvard.


Estratégia de Diversificação da Pepsi Co em 2008 Case Solution.


1. Qual é a estratégia corporativa da PepsiCo?


Em 2008, a estratégia corporativa da PepsiCo era uma mistura de poucas estratégias que ajudaram a empresa a aumentar sua lucratividade e controlar o declínio no desempenho mensal das ações. A PepsiCo usou a estratégia de inovação e diversificação de produtos para expandir seu portfólio de produtos na indústria de bebidas e lanches, e a estratégia funcionou bem para a marca. A empresa tinha um forte portfólio de produtos em diferentes categorias do mercado de alimentos e bebidas, no entanto, devido a uma mudança contínua nas demandas e no comportamento dos clientes, era importante para a Pepsi revisar seus produtos. O portfólio de negócios da PepsiCo em 2008 era composto por barras de granola Quaker Chewy, salgadinhos Frito-Lay, Propel, chá macio Pepsi, Gatorade, Quaker Oatmeal, SoBe, Cap'n Crunch, Arroz-A-Roni, Aquafina, Tia Jemima Pancake mix e muitos outros produtos que foram consumidos pelos clientes em uma base regular. Para diversificar ainda mais esses produtos e expandir seu portfólio de produtos, a PepsiCo introduziu dois novos produtos, o Funyuns e o Doritos, que estava expandindo gradualmente sua linha de produtos para capturar uma enorme participação de mercado em diferentes categorias de bebidas e lanches. Para os produtos existentes, a PepsiCo introduziu novos sabores e versões saudáveis ​​de seus produtos devido às crescentes preocupações com a saúde das pessoas nos países desenvolvidos.


A PepsiCo utilizou estratégia de aquisição para expansão internacional e adquiriu diversos negócios nas categorias de bebidas e lanches para fortalecer seu portfólio de produtos. A empresa adquiriu a Quaker Oat em 2001, sua maior aquisição, que fez da PepsiCo a marca número 1 da Oatmeal nos Estados Unidos. Outras aquisições bem conhecidas incluem Duyvis Nuts (Holanda), bebidas carbonatadas Izze, penelopa e sementes (Bulgária), lanches Bluebird (Nova Zelândia), Star Foods (Polônia), chips de baguete e pita da Stacy, sucos Naked Juice, sucos Sandora. (Ucrânia) e lanchinhos da sorte (Brasil). No geral, a PepsiCo utilizou diferentes estratégias em diferentes momentos para fortalecer sua posição no mercado e a maioria delas foi baseada em inovação, aliados de distribuição, aquisição estratégica, atendimento ao cliente e expansão internacional.


2. Qual é a sua avaliação da atratividade de longo prazo das indústrias representadas no portfólio de negócios da PepsiCo?


Para avaliar a atratividade de longo prazo das indústrias representadas no portfólio de negócios da PepsiCo, teremos a ajuda da tabela a seguir.


Estudo de caso da PepsiCo.


Jessica Dickinson.


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Transcrição do estudo de caso da PepsiCo.


1. Qual é a estratégia corporativa da PepsiCo? Identifique brevemente as estratégias de negócios que a PepsiCo está usando em cada um de seus segmentos de negócios de consumidores em 2008.


Foco: sustentando o desempenho.


Relações estreitas com aliados do distribuidor.


O crescimento contínuo da marca Frito-Lay da empresa.


A força do desvio de bebidas da empresa.


3. Qual é a sua avaliação da força competitiva das diferentes unidades de negócios da PepsiCo?


5. O portfólio da PepsiCo exibe um bom ajuste estratégico? Que combinações de cadeia de valor você vê? Quais oportunidades de transferência de habilidades, compartilhamento de custos ou compartilhamento de marca você vê?


7. Com base na análise anterior, qual é a sua avaliação geral do portfólio de negócios da PepsiCo em 2008? O portfólio oferece aos acionistas da empresa uma oportunidade de retornos de mercado acima da média?


8. Que ações estratégicas a Indra Nooyi deve adotar para sustentar o impressionante desempenho financeiro e de mercado da corporação? Deveriam seus fluxos de caixa livres ser usados ​​para financiar planos adicionais de recompra de ações, pagar dividendos mais altos, fazer aquisições, expandir internacionalmente ou para outros propósitos? Quais outras ações estratégicas devem ser perseguidas pelo gerenciamento de nível corporativo?


6. O portfólio da PepsiCo exibe um bom ajuste de recursos? Quais são as características de fluxo de caixa de cada um dos quatro segmentos da PepsiCo? Quais empresas são as que mais contribuem para os fluxos de caixa livres da PepsiCo?


4. O que é uma atratividade da indústria de 9 células. A matriz de força de negócios mostrando as unidades de negócios da Pepsi Co se parece?


As empresas estão classificadas em nível médio-alto de atratividade da indústria.


Possui força competitiva em Frito Lay, Gatorade, Aquafina, Pepsi Cola.


Devido a: reconhecimento de marca, promoção, inovação.


O co. mostra um bom ajuste estratégico.


Matchups: benefícios de compartilhamento de custos entre as operações de hot fill da Tropicana, Dole, SoBe.


A PepsiCo é uma grande corporação.


engloba muitas marcas: Quaker Oats, Tia Jemima, Lipton, Tropicana, Aquafina, Gatorade, SoBe, Propel, Rice-A-Roni.


Tem quatro setores principais.


Bebidas da América do Norte.


A equipe de gerenciamento está tentando manter os altos níveis de vendas e a eficiência organizacional de que desfrutavam anteriormente.


Fazendo um esforço para ir & quot; verde & quot;


salgadinhos mais saudáveis.


alimentos mais saudáveis ​​em geral.


Tentando aumentar a presença internacional.


Contribuição da receita líquida.


Setor internacional: aumentando dramaticamente.


Aveia Quaker: diminuindo drasticamente.


Frito-Lay: ligeiramente decrescente.


América do Norte Bebidas: ligeiramente decrescente.


Setor internacional crescendo mais.


Quaker Oats crescendo menos.


reduzir os custos promocionais.


aumento nas vendas de ambas as unidades de negócios.


com base na diferenciação, em vez de liderança de custos.


tem que investir altamente em novos sabores, fórmulas e embalagens para competir.


A PepsiCo tem uma rede de distribuição flexível.


Os produtos são trazidos para o mercado através de redes de distribuição de vendas, entrega direta em lojas e corretor-armazém.


recursos esticados até o limite.


Muita diversificação causa problemas internos.


Taxa de crescimento do fluxo de caixa:


Setor Internacional - 19% entre 2006 e 2007.


Frito-Lay: 9% entre 2006 e 2007.


Bebidas da América do Norte (1%) entre 2006 e 2007.


Quaker Oats - (10%) entre 2006 e 2007.


Pontos fortes: Frito-Lay e PepsiCo International.


Fraqueza-aveia Quaker.


PepsiCo rentável como um todo = bons retornos para os investidores.


Análise SWOT da PepsiCo.


A análise SWOT é uma das ferramentas analíticas estratégicas mais populares usadas para a tomada de decisões estratégicas. A sigla significa pontos fortes, pontos fracos, oportunidades e ameaças associadas a um determinado negócio. A análise SWOT da PepsiCo é apresentada na tabela abaixo:


1. Grande, mas focado, portfólio de marcas na indústria de alimentos, lanches e bebidas.


2. Forte liderança do CEO Indra Nooyi.


3. Alto nível de fidelidade do cliente para a maioria das marcas dentro do portfólio de produtos.


4. Extensas experiências em fusões e aquisições.


5. Práticas integradas de cadeia de suprimentos e distribuição nas marcas da PepsiCo.


1. Overdependência no mercado interno nos EUA.


2. Alto nível de dependência de grandes supermercados, como o Wal-Mart.


3. Escândalo de água da torneira “Aquafina” e casos de recall de produtos.


4. Marca da PepsiCo percebida como "não saudável"


5. Nenhuma presença fora da indústria de alimentos, lanches e bebidas.


1. Melhorar as implicações para a saúde dos produtos.


2. Diversificação de negócios em outras indústrias.


3. Presença crescente em economias emergentes.


4. Aumentar a eficácia da estratégia de RSE.


5. Focando em pesquisa e desenvolvimento.


1. Intensificação da concorrência.


2. Rápido declínio nas vendas de bebidas carbonatadas.


3. Novos recalls de produtos devido a escândalos de qualidade.


4. Grandes quantidades de açúcar ou sal em produtos sendo criticados por organizações de saúde governamentais e não-governamentais.


Análise SWOT da PepsiCo.


1. O portfólio da PepsiCo é grande e compreende 22 marcas na indústria de alimentos, lanches e bebidas. [1] Apesar do grande número de empresas que contém, o portfólio de produtos da PepsiCo pode ser descrito como altamente focado devido à uniformidade de posicionamento do produto em todo o portfólio. De acordo com mensagens de marketing, o consumo de todos os produtos dentro do portfólio da PepsiCo está associado a ser ativo e dinâmico e aproveitar a vida ao máximo. Essa uniformidade no posicionamento do produto oferece vantagens significativas para a PepsiCo em termos de promover seus produtos de maneira eficiente, apesar da vasta gama de categorias de produtos na indústria de alimentos, lanches e bebidas.


2. A maioria das marcas do portfólio da PepsiCo, como a Pepsi-Cola, a Lay's, a Mountain Dew, a Gatorade e a Tropicana, desfrutam de altos níveis de fidelidade do cliente, com implicações positivas no volume de vendas. Essa lealdade foi desenvolvida ao longo de muitos anos graças à alta qualidade dos produtos, à estratégia de marketing eficiente e a vários outros fatores. O alto nível de lealdade do consumidor é uma força considerável que é difícil de ser replicada por outros concorrentes em geral e novos entrantes no mercado em particular.


3. Liderança efetiva do CEO da PepsiCo Indra Nooyi tem sido o tema de muitos estudos de caso de negócios e a empresa pode se beneficiar ainda mais do estilo de liderança inspirador e carismático de seu CEO. Especialistas do setor observam que “Nooyi, apenas a quinta pessoa a administrar a PepsiCo e uma opção de cavalo escuro - uma mulher, uma estrangeira, consultora de estratégia única - sobreviveu a todos os seus antecessores e, pelo menos por enquanto, a um poderoso acionista. ativista ”[2]. Um crescimento orgânico de 5% com um fluxo de caixa de mais de US $ 8,1 bilhões apenas em 2015 [3] como continuação do sólido desempenho financeiro da PepsiCo nos últimos anos é um indicador convincente da eficácia de Nooyi como a pessoa de destaque.


4. Ampla experiência em fusões e aquisições (M & A) é uma força considerável possuída pela PepsiCo. Existem abundantes estudos de caso da vida real na literatura de negócios, onde muitos M & A falharam devido a diferenças culturais, práticas de gestão de mudança ineficazes, choque de personalidade no nível superior e muitas outras razões. Em tal ambiente, a PepsiCo cresceu para conter 22 marcas em seu portfólio via M & A de sucesso desde sua criação como Pepsi-Cola no final da década de 1890 por Caleb Bradham, um farmacêutico de New Bern, N. C. [4]. A competência comprovada em M & A é uma força importante que pode beneficiar a PepsiCo na perspectiva de longo prazo.


5. Práticas de distribuição e cadeia de suprimento integradas nas marcas da PepsiCo e extensas experiências em fusões e aquisições são vantagens adicionais associadas à empresa. Por exemplo, a PepsiCo pratica operações avançadas de logística de saída em três formatos - entrega direta na loja, entregas aos armazéns do cliente e uso de redes de distribuidores. Além disso, a Pepsi Logistics Company, Inc. (PLCI) como uma divisão de transporte da PepsiCo reduz a dependência das operações de negócios em partes externas.


Fraquezas


1. A PepsiCo é altamente dependente do mercado doméstico nos EUA e 56% da receita total foi gerada nos EUA. Como ilustra a Figura 1 abaixo, as receitas geradas a partir do México, Rússia e Brasil representaram apenas 6%, 4% e 2% da receita total, respectivamente, apesar dos imensos tamanhos desses mercados. Esses números também podem ser interpretados como presença fraca da PepsiCo nesses mercados estratégicos, uma situação que precisa ser tratada pela gerência de nível sênior de maneira oportuna e eficaz.


Distribuição de receita nos mercados internacionais [5]


2. A dependência excessiva dos grandes supermercados em geral e do Wal-Mart em particular é a fraqueza considerável da PepsiCo. Em 2015, as vendas para o Wal-Mart Stores, incluindo o Sam's Club, representaram aproximadamente 13% da receita líquida da empresa. Os cinco clientes de varejo da PepsiCo representam aproximadamente 32% de sua receita líquida de 2015 na América do Norte, com o Wal-Mart (incluindo o de Sam) representando aproximadamente 18%. [6] A dependência excessiva em cadeias de supermercados pode ser uma fraqueza, principalmente do ponto de vista do poder de barganha & # 8230;


O relatório da PepsiCo Inc. contém a discussão completa da análise SWOT da PepsiCo. The report also illustrates the application of the major analytical strategic frameworks in business studies such as PESTEL, Porter’s Five Forces, Value Chain analysis and McKinsey 7S Model on PepsiCo . Moreover, the report contains analysis of PepsiCo ’s marketing strategy, its leadership and organizational structure and discusses the issues of corporate social responsibility.

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